Publicidades

30/06/2014 | 18:50 | Geral

Rio Uruguai está baixando e famílias começam a limpar as casas

Desde as 18 horas do domingo, 29, o Rio Uruguai em Porto Mauá, está diminuindo Assista os vídeos que mostram do alto a enchente em Porto Mauá, e no leito do rio Buricá em Três de Maio e Boa Vista do Buricá. Imagens do Studio TRE

Porto Mauá (Foto: Vilson Winkler)


O nível chegou a 19,77 metros, 93 centímetros a menos do que em 1983, na maior enchente do município, quando o Uruguai chegou a 20,7 metros. Quatrocentos moradores estão em abrigos no município e 602 pessoas estão desalojadas. 


A enchente do Rio Uruguai atraiu a curiosidade de populares, que foram até os municípios de fronteira, para ver de perto o que os meios de comunicação divulgavam.


A RS 344, que liga Santa Rosa- Porto Mauá, durante todo o dia registrou grande fluxo de veículos. Já próximo a cidade de Porto Mauá, era comum ver uma fila de cerca de 4 quilômetros, de carros estacionados. Mesmo com grande movimentação a Polícia Rodoviária estadual não registrou nenhuma ocorrência.


As cheias movimentaram o espírito de voluntariado da cidade, o exemplo é o S.O.S Enchentes. Promovida pela Cruz Vermelha, filial de Santa Rosa, a ação mobilizou seus voluntários que com a ajuda da comunidade, arrecadaram cerca de 500 kg de alimentos, além de centenas de roupas e agasalhos. Os donativos foram entregues aos desabrigados no final da tarde do domingo."É muito bom poder ajudar as famílias que necessitam, convoco a todos para juntar-se a nós nesta campanha", destaca Fabiana Avellaneda, presidente da Cruz Vermelha.


Conforme a enfermeira Fabiana Avellaneda, após auxiliar os moradores de Porto Mauá neste domingo, a partir de hoje a campanha será em benefício das famílias de Porto Vera Cruz. 


Segundo a Defesa Civil, pelo menos, setenta famílias saíram de casa no município sem conseguir retirar móveis e eletrodomésticos. 


Podem ser doados alimentos, água mineral, leite em pó ou em caixinha, produtos de higiene, calçados, cobertores e agasalhos. A Cruz Vermelha busca as doações e coloca o telefone 9954 5924 a disposição das pessoas interessadas em ajudar as famílias afetadas pela chuva, como destaca Fabiana.


Já o coordenador da Defesa Civil de Porto Vera Cruz, Elias Horn, destaca, que além de água potável e alimentos, também, é importante a doação de produtos de limpeza para os moradores voltarem para suas casas.


http://www.tre.st/





Fonte: Paulo Marques

Mais notícias desta categoria

07/04/2020 | 15:06

Juntos somos mais!

Publicidades


Mario Junior designer