Publicidades

17/07/2019 | 06:26 | Cultura | Três de Maio

Escritor lança livro de poesia dividido em capítulos

Alexandre de Souza


Diz-se a há tempos que a poesia tempera o dia e acalenta (ou agita) os corações. Para que isso aconteça, porém, ela precisa que alguém lhe empreste a voz e o coração. É exatamente isso que Jorge da Luz, um poeta por vocação, tem feito desde os 15 anos de idade. As sessões literárias da escola foram o primeiro laboratório com as palavras, fundamentais para o despertar da paixão pelo gênero. Jorge costumava decorar, a pedido da professora, poesias para apresentar aos colegas.


As poesias escritas por Jorge desde a adolescência já eram mais reservadas a ele próprio. Ele foi membro da Casa do Poeta Rio-grandense, tempo que em que as belas apresentações de poetas gaúchos viraram programação mensal nos saraus poéticos de Porto Alegre.


Mais recentemente, Jorge ganhou projeção nacional, amparado por um público cativo, que o acompanha nas redes sociais, que lhe rendeu o apelido de “poeta feiticeiro”.


No último sábado (13) chegou o momento de materializar as suas produções poéticas em livro. Publicado pela editora Mais Que Palavras, “Nuvens de Treleem” foi lançado na Choperia Eimer com a presença de convidados e autoridades locais, entre os quais, o prefeito de Três de Maio, Altair Copatti e vereadores, familiares, amigos e, claro, leitores. Após o lançamento, o escritor concedeu autógrafos e dedicatórias. 


Jorge conta que “Nuvens de Treleem” é uma inovação de linguagem, pois configura um livro de poesia sem preocupação com rimas e métrica ao propor a abordagem temática do olhar genérico de mundo. 


- De forma alguma, se trata de um livro de poesias convencional. Nuvens de Treleem foi dividido em capítulos, e isto não é nada usual. Além disso, não há preocupação com rimas – explica Jorge, que faz parte da Associação Tresmaiense de Escritores (Atmes).


O livro aborda as cinco principais dimensões da poesia: o tempo, a realidade, a leveza, o êxtase e a emoção. Como diz na “orelha” da obra: “Cada uma delas apresenta-se na forma de nuvens. São aspectos, são texturas, cores, vibrações. Nuvens que purificam e dão nuances à ficção. Uma história em poesias, proporciona o entendimento da visão e do olhar.”


O livro “Nuvens de Trelemm está a venda na loja virtual da editora Mais que Palavras. O preço é de R$ 29,90.

Fonte: Rádio Colonial

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer