Publicidades

02/01/2014 | 18:30 | Geral

7º BPM divulga operação para proteger residências de moradores que viajam nas férias

Operação Barão – Férias Tranquilas já tem 43 residências cadastradas na região

Major Munari (E) e capitão Nascimento


O comando do 7º BPM - Batalhão de Polícia Militar, apresentou na tarde desta quinta-feira (02/01) à veículos de comunicação regionais, a Operação Barão – Férias Tranquilas, que está sendo desenvolvida desde o dia 15 de dezembro de 2013 e se estende até 1º de março de 2014. O projeto foi explanado pelo major Diego Munari, comandante do 7º BPM, e pelo capitão Nascimento, que coordenará as ações.


A intenção é reforçar a segurança em residências que estarão sem seus proprietários no período de férias. Para tanto, os moradores poderão se cadastrar junto à Brigada Militar de seu município, preenchendo uma ficha com informações que orientará o trabalho de patrulhamento da Brigada Militar nos dias em que as famílias estiverem ausentes de seus lares. Além do cadastro, a pessoa receberá um folheto com orientações básicas que se deve ter no momento em que decide sair de férias. São dicas que reforçarão ainda mais a segurança de seu patrimônio.


Esta iniciativa, que já vem sendo aplicada em outras regiões do Estado, é inédita na região Celeiro.


Segundo o capitão Nascimento, o patrulhamento seguirá um planejamento, sendo realizado nos quatro turnos, mas sem prejudicar as ações de rotina e o atendimento de outras ocorrências.


Até o momento, 43 residências já estão cadastradas, em diversas cidades da região. Derrubadas é o município que apresentou maior demanda até o momento, com o cadastro de 8 casas.


O comandante do 7º BPM, major Munari, ressaltou a importância desta aproximação entre a corporação e a comunidade, que vem sendo uma das tônicas de seu trabalho a frente do comando regional.


Munari adiantou que esta iniciativa se tornará rotineira na região, sendo realizada anualmente. O 7º BPM estudará a possibilidade de ampliar o trabalho no mês de julho, se houver demanda, pois trata-se de uma época em que tradicionalmente ocorrem as férias escolares de inverno.


Segundo o capitão Nascimento, este programa não se trata de vigilância privada nem serviço de zeladoria, mas sim um “plus” na atividade de policiamento ostensivo, devendo o cidadão também tomar precauções para que sua residência não seja alvo de furtos ou danos. “É uma iniciativa que busca formar um cidadão pró-ativo, com participação comunitária e a meta de se ter uma maior eficiência na prestação do serviço de segurança pública”, destacou.


OPERAÇÃO BARÃO – FÉRIAS TRANQUILAS


Como fazer para se cadastrar:


Procure a Brigada Militar de seu município, manifeste a intenção de estar inserido no programa e preencha o Cadastro de Residência, uma ficha com informações básicas para o acompanhamento da polícia (modelo da ficha está abaixo).


Orientações repassadas pela BM para quem deseja sair de férias:


- Ao sair de casa, certifique-se de que todas as aberturas estão bem trancadas;


- Suspenda ou transfira a entrega de jornais e revistas durante o período de afastamento;


- Solicite a uma pessoa conhecida e de confiança, que recolha as correspondências para que as mesmas não acumulem na caixa receptora;


- Não deixe luzes acesas, pois as mesmas ficarão acendidas durante o dia, mostrando para quem passa pela rua que a casa está desabitada;


 


- Procure uma pessoa conhecida e de confiança, ou um parente, para deixar a chave da casa e para fazer uma vistoria sistemática, verificando se não houve nenhum arrombamento;


- Deixe também com esta pessoa conhecida, de confiança ou parente, um número de telefone para contato em caso de algum problema;


- Peça que alguém corte a grama para não identificar que a casa está desabitada;


- Vá pessoalmente até a Brigada Militar e deixe seus dados, como endereço da residência, dia da viagem, provável data de regresso e telefone para contato. Sua presença trará mais credibilidade do que as informações repassadas por telefone, pois diariamente a BM é vítima de trotes.


Número de residências já cadastradas na região Celeiro (43):


Derrubadas – 8


Crissiumal – 7


Três Passos – 5


Humaitá – 5


Campo Novo – 4


Redentora – 4


Tenente Portela – 3


São Martinho – 2


Chiapetta – 2


Coronel Bicaco – 1


Santo Augusto – 1


Miraguaí – 1


Maiores informações pelo fone 190 ou ainda: 3522-1052 / 3522-1611 / 3522-1660

Fonte: Rádio Alto Uruguai

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer