Publicidades

02/04/2020 | 20:45 | Saúde

Ministério da Saúde diz que primeiro caso de coronavírus no Brasil ocorreu em janeiro

Até agora, a primeira confirmação no país tinha ocorrido no dia 26 de fevereiro

Palácio do Planalto


O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (2) a identificação de um primeiro caso de coronavírus no Brasil ainda em janeiro deste ano. Até agora, a primeira confirmação tinha ocorrido no dia 26 de fevereiro.


Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, o vírus já estava no Brasil em janeiro, um mês antes do que se pensava. A confirmação veio após investigação retrospectiva de casos.


Conforme o ministério, uma mulher de 75 anos, em Minas Gerais, foi a primeira pessoa a ser infectada no país. Ela contraiu a doença ao visitar o Exterior.


— Tivemos, a partir de investigação retrospectiva, a identificação do primeiro caso confirmado. Ele é da semana epidemiológica 4, do dia 23 de janeiro — disse em entrevista coletiva nesta quinta-feira no Planalto.


— Havia circulação inicial de casos já no final de janeiro de 2020, com caso importado, obviamente. Esse caso agora está sendo mais investigado, mas o resultado laboratorial é PCR, não tenho dúvidas de que é um caso confirmado.


Até então, o primeiro caso confirmado da doença era de um homem de 61 anos de São Paulo que havia viajado à Itália, país com uma das maiores concentrações de registros da doença. A confirmação desse caso foi feita pelo Ministério da Saúde no dia 26 de fevereiro.


De acordo com Oliveira, a investigação retroativa também foi feita com o vírus da zika.


— Inicialmente achávamos que os primeiros casos eram de abril de 2015; um ano depois, com investigação retrospectiva, identificamos que havia casos em banco de sangue na região amazônica desde abril de 2014.

Fonte: Gaúcha ZH

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer