Publicidades

05/02/2014 | 14:02 | Geral

Secretário Ivar Pavan recebe comitiva de Três de Maio na SDR

Presidente da feira, Kurt Grenzell, esteve acompanhado pelo prefeito Casali, ver. Lilico e as soberanas da feira

Foto: Andréa Sommer


O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, recebeu nesta quarta-feira (5), uma comitiva de Três de Maio, formada pelo prefeito Olívio Casali, vereadores, pelo presidente da 3ª Expo Terneira e da Agricultura Familiar, Kurt Grenzell e pelas soberanas do evento.


O objetivo da visita da comitiva foi deixar ao secretário um convite para a participação das atividades da feira que ocorre de 22 a 25 de maio, no Parque de Exposições Germano Dockhorn e também um projeto, solicitando apoio para investimentos no espaço da agricultura familiar. 


Na oportunidade, o prefeito e o presidente da feira, repassaram ao secretário informações sobre a feira e também com relação à produção de leite e demais cadeias produtivas da agricultura familiar no município. De acordo com eles, o evento contará com cerca de 350 expositores, divididos entre os setores da indústria e comércio, expositores das raças Jersey e holandesa, agricultores familiares. A expectativa dos organizadores é atrair um público de mais de 60 mil visitantes.


Em seguida, o secretário Ivar Pavan, valorizou a iniciativa do município, evidenciando a importância da realização da feira. Ele comentou ainda que a Secretaria de Desenvolvimento Rural possui um programa específico voltado ao fomento à produção leiteira da agricultura familiar, que é o Programa Leite Gaúcho, que teve como ações nos anos de 2011, 2013 e 2013, o investimento de R$ 31 milhões em projetos executados ou em execução. “Nos três anos, apostamos em atividades como a assistência técnica intensiva a 19.889 famílias e capacitação de 14.980 famílias no Programa Leite Gaúcho e Pecuária Familiar. Realizamos de 589 projetos de Sementes Forrageiras, Conjuntos de Inseminação Artificial e Unidades Experimentais Participativas e fizemos 303 convênios com prefeituras, beneficiando 84.591 famílias. Conveniamos ainda com sete entidades agroecologiastas e implementamos 179 Unidades Produtivas de Fruticultura e 93 de Olericultura”. 


Além do Programa Leite Gaúcho, Ivar Pavan falou para a comitiva três-maiense a respeito das ações da secretaria em apoio a realização de feiras, destacando que estará repassando o projeto da 3ª Expo Terneira ao Departamento da Agroindústria Familiar, para que seja avaliando e, dentro das possibilidades da Secretaria, o apoio para investimentos na organização do evento deve ser repassado. 


Investimentos da SDR em Três de Maio


Desde a criação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em 2011, investimentos que ultrapassam os R$ 1,9 milhões foram repassados ao município de Três de Maio. Programas como: Anistia Feaper, Anistia Mais Alimento, Troca-Troca de Sementes, Cartão Emergência Rural, Leite Gaúcho, Forrageiras de inverno e verão e Irrigando a Agricultura Familiar, já foram executados ou estão em a execução no município, beneficiando 7553 famílias de agricultores familiares. 

Fonte: Andréa Sommer

Mais notícias desta categoria

Publicidades


Mario Junior designer